terça-feira, 8 de julho de 2008

new something

Os SubVerso são a dupla formada por Maze (vocal) e Soma (produtor). Para os menos conhecedores do panorama do (bom) hip hop que por cá se faz, sinto-me na obrigação de prestar homenagem a um dos mais brilhantes mc's portugueses. Pensar num Master of Cerimony (no verdadeiro sentido do termo) é pensar em alguém como Maze. Mergulha na felicidade (Dealema, 2003) é para mim um tratado de auto-determinação, auto-estima, sobrevivência psíquica. O hiper-realismo de que alguns acusam o hip hop, nomeadamente o meu querido pai, é talvez assertivo. O que não lhe retira valor, a meu vêr. De qualquer forma, se Maze recolhe alguns louros, é precisamente por saltar essa cerca hiper-realista e transportar-nos para outros recantos. O mesmo fazem grandes nomes como Common, A Tribe Called Quest, Blackalicious, Digable Planets, Kero One, Pete Philly and Perquisite, The Roots, entre outros. Gostaria de dissertar um pouco mais acerca da dialéctica realismo/poesia. Mas fica para uma próxima.
A Maze junta-se Soma, que aos beats boom-bap (lembrando KRS-One) empresta o jazz-flow aqui e ali preenchido com uns baixos muito soul. Assim é o resultado do primeiro single: Dá-me 1 sinal.
Fica aqui o link do myspace dos SubVerso para uma olhadela curiosa.

Sem comentários: