sexta-feira, 20 de março de 2009

Há uma escola básica dos 2.º e 3.º ciclos na freguesia de Aldoar que é comummente conhecida como "a escola de Aldoar". Poucos saberão que o seu verdadeiro nome é "Escola Manoel de Oliveira". Em homenagem ao cineasta, pois.
Constatava este pormaior com minha mãe quando me apercebi do grandioso, senão insuperável, tributo que é dar o nome de alguém a uma escola. É que a escola, quando livre e aberta, é um dos locais mais belos e fraternos no crescimento de qualquer homem ou mulher.
Que valor tem dar o nome de uma personalidade pública a uma rua? Ao contrário da escola, esta até vai ser sempre conhecida pelo nome. Mas não será mais do que esse mero conhecimento: afinal de contas, a rua será tão-só uma calçada ladeada por prédios, pisada e repisada, umas vezes mais limpa, outras vezes mais suja.
Agora uma Escola? Que edíficio tão belo e inspirador poderá haver como este? Talvez o Hospital. Será o único, creio, porque também aqui encontramos o humanismo, a ciência e o progresso de mãos dadas como leitmotiv para a sua edificação.
Se um dia algum tolo se lembrasse de me prestar uma homenagem póstuma, eu comover-me-ia se soubesse da existência de uma Escola com o meu nome. Um local onde homens e mulheres se formariam para construir coisas boas no futuro. Como melhores escolas, por exemplo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa ideia! Nunca tinha pensado nas coisas dessa forma.
Mesmo que dar o nome de alguém a uma rua continue a representar um sinal de reconhecimento (não foi por acaso que se mudaram nomes de ruas, pontes e avenidas depois do 25 de Abril), já que fazes essa comparação, então a escola assume sim, uma maior importância.
Se bem que agora não temos escolas novas e as antigas estão a ser encerradas.

Eu ficava feliz se dessem o meu nome ao mirante famoso da terrinha que mais amo. Esqueciam o Sr. Emídio da Silva que já dá nome ao sítio e substituíam-no pelo meu. Ora, as coisas têm que evoluir!
(em tom de brincadeira) há quem goste de dar o seu nome às casas. É vê-las pelo país fora: Vivenda Margarida, Vivenda Santana, enfim. Eu ficava-me pelo mirante :)

Ary disse...

Acho que há muitas formas de homenagear uma pessoa e muitas coisas a que dar nome. Uma rua não é mau de todo, mas concordo que uma escola é bastante melhor.

Guilherme Silva disse...

Não cheguei a andar nessa escola. Só no ano em que parti é que adoptaram esse nome...

p.s.: até tem uma estatueta do homem à porta.