segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Texto no Rimas e Batidas



Le parole sono importanti!!”, gritava o Nanni Moretti em 1989.

O texto com que me despeço de 2016 no Rimas e Batidas é sobre a actual importância e sobrevivência das palavras no hip-hop, na música em geral, mas não só: Trump, trap e pós-palavra são algumas das ideias.

Para ler aqui (clicar).


"Retomando a cena de Moretti, apetece gritar novamente: AS PALAVRAS SÃO IMPORTANTES! Tenhamos cuidado com elas: pesemo-las, não as desbaratemos, pois que elas são valiosas, preciosíssimas. Em boa verdade – e este é o ponto fundamental que pretendo explorar para fazer a ponte com o hip-hop –, a reduzida exigência que temos revelado na sua utilização está em estreita correspondência com a exigência que colocamos nas palavras que ouvimos de terceiros. Trazendo o assunto para a música, refiro-me à (falta de) exigência que colocamos nas palavras de artistas e, no campo que me é mais caro, de rappers. Nos últimos anos (sobretudo nos últimos dois), tenho-me espantado com o modo como muitos rappers têm conquistado públicos, desde críticos que tenho em boa conta, passando por amigos que sempre considerei exigentes em relação àquilo que lhes dizem através de umas colunas de som, até simples anónimos. Como é possível que nomes como Future ou Desiigner, gente que não tem uma ideia, uma visão, um discurso próprio sobre absolutamente nada possam ter a recepção e aceitação generalizadas que têm? E não estará isto relacionado com o facto de, hoje, muita gente já não ouvir música mas visualizar música, ou seja, videoclips?"
 
[Excerto]

Sem comentários: